terça-feira, 26 de março de 2013

Uma breve declaração de amor

Quem ainda não ouviu falar da Rua 25 de Março em Sao Paulo?
Tenho certeza que quase o Brasil inteiro.
Mas o que pouca gente sabe é por qual razao a rua se refere ao dia de hoje.
Ou melhor: ao dia 25 de março de 1824.
Bom, agora ficou fácil, não?
Brincadeirinha. Nem minha avó se lembraria do que se passou nessa data tão fundamental para a história do Brasil.

Tchan, tchan, tchan, tchan... Há exatos 189 anos, Sua Majestade D. Pedro I outorgava (isto e, impunha goela abaixo) a primeira Constituição do Brasil, depois de ter dissolvido a Assembléia Constituinte e mandado prender aqueles que se negavam a jurar o seu projeto de constituição (entre outros, prendeu Frei Joaquim do Amor Divino Caneca, por quem tenho gigantesca admiração, diga-se de passagem).

Eis o motivo que justifica o nome da rua.

Em 25 de março de 1922 foi fundado o Partido Comunista do Brasil, o famoso PCB, atribuindo ao dia um significado tão ou mais importante -- ao menos para mim -- do que o feito autoritário do nosso imperador.

"E o que isso tudo tem a ver com filhosofias?", alguém aí do outro lado pode estar se perguntando.

Acho que nao preciso nem explicar. Basta dizer que no dia 25 de marco de 2000 eu e a Mi nos casamos.
E daí veio Belo Horizonte. E depois, Brasilia. E, finalmente, o Joao Pedro e o Antonio. E com eles veio tudo mais em nossas vidas (inclusive essa vontade meio atrevida de filhosofar).

Olhando para tras, para os ultimos treze anos, e, ao mesmo tempo, para a frente, para os próximos cinquenta (por que não?), posso claramente ver e sentir todo o amor que existe no mundo. Apenas porque, Miroca, estamos juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário