quarta-feira, 28 de julho de 2010

Filhosofando com... Jean Piaget

Piaget teve três filhos e refletia constantemente sobre tudo o que faziam; dizem que ele acompanhou minuciosamente como pai e como pesquisador o desenvolvimento de seus filhos.

Como ando preocupado com a polêmica em torno da "proibição da palmada" na educação de crianças, andei revisando as idéias de Piaget sobre a psicogênese, sua descrição dos estágios de desenvolvimento moral das crianças e seu entendimento sobre a educação (embora o pesquisador suíço nunca tenho feito pedagogia em sentido estrito). Encontrei a seguinte reflexão no seu livro O julgamento moral da criança:

A sociedade é o conjunto das relações sociais. Ora, entre estas, podem ser distinguidos dois tipos extremos: as relações coercitivas, cuja particularidade é impor do exterior, ao indivíduo, um sistema de regras com um conteúdo obrigatório; e as relações de cooperação, cuja essência é fazer nascer, no interior mesmo dos espíritos, a consciência das normas que comandam todas as regras.

Talvez tenha ficado um pouco vaga demais a lição contida no texto. Na próxima postagem sobre "bater para educar" tudo ficará mais claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário