terça-feira, 14 de setembro de 2010

Meu Miguilim

No aniversário da Emiliane, mãe do João Pedro e do Antônio, nós recebemos parte da família em nossa casa para uma pequena comemoração. Como de costume, tiramos fotos para registrar o presente, falamos do futuro (sobretudo, dos meninos) e, é claro, recordamos o passado vendo fotos antigas (do nascimento da Mi às últimas férias).

Entre outras recordações que guardamos no meio do álbum, Tia Gi, irmã da Mi, achou o texto abaixo que escrevi para o João Pedro há mais de um ano. Reli e achei que não “caberia” aqui no Filhosofias. Mas foi só voltar para Minas Gerais e me lembrar da alegria do Miguilim de João Guimarães Rosa, quando colocou seus óculos, para eu mudar de idéia.

Contudo, para que o texto faça sentido é necessário esclarecer, antes, o contexto em que foi escrito. Era setembro de 2009 e eu ainda estava morando em Brasília sem a Mi e os meninos. Voltava religiosamente todos os fins de semana para Catanduva. E no domingo, via de regra, ficava muito triste quando sabia que os meninos viveriam durante a semana e em minha ausência qualquer novo desafio. Tentando minimizar, ao menos para mim, o desconforto e o sofrimento da ausência, escrevia “cartinhas com hestórias” para que a mãe lesse para eles à noite ou quando fosse oportuno. Naquela semana, depois de passar por um exame oftalmológico no consultório do Vovô Waltão, o João Pedro colocaria seus primeiros óculos. No fundo, queria apenas segurá-lo pela mão e, sem dizer nada, ir lhe mostrando os detalhes de um mundo que só podem ser vistos com o olhar apurado e o coração puro. E como não pude, lhe deixei esta carta:

            João Pedro, meu filho amado,

            Vou te contar um segredo que há muitos anos uma velhinha muito bondosa, que fazia doces de banana em Ilha Bela, me contou. Mas antes de me contar, ela pediu que eu jurasse guardá-lo até o dia de revelá-lo ao meu primeiro filho.
            E eu perguntei a ela: “Mas eu nem tenho filho? E se um dia eu for pai, como saberei o momento certo de contar a ele o segredo?”.
            A velhinha, então, me respondeu que eu teria dois filhos lindos e de coração puro. E, antes que eu repetisse minha segunda pergunta, ela me falou que o segredo deveria ser revelado no dia em que o vento soprasse, quase ao mesmo tempo, dos quatro cantos do planeta e o meu primogênito pudesse ver o mundo melhor.
            Pois, você não vai acreditar, hoje é o dia!
            Enquanto eu trabalhava à noite aqui em casa senti o vento ventar de todos os lados: primeiro veio uma rajada do Norte, depois do Sul, terceiro do Leste e, por fim, do Oeste. Fiquei todo despenteado.
            Aí me lembrei que com seus óculos você pode agora ver tudo melhor. Nossa, como fiquei feliz, porque podia finalmente te contar este segredo: Deus não vive lá no céu. Ele vive dentro do coração das pessoas boas, que gostam de fazer o bem. Principalmente, no coração das crianças.
Por isso, quando você reza de noite — ou quando faz coisas boas — Deus gosta tanto que faz seu coração brilhar feito uma estrelinha.
É essa mesma estrelinha que depois vai pro céu; mas essa já é outra hestória...



PS: E ao me lembrar do Miguilim, me lembrei com saudades do Miguel, irmão de Maria e filho de Mônica e de Daniel. E também me lembrei que foi com essa “família Waldorf” que aprendi a contar hestórias para os meus filhos.

3 comentários:

  1. Lindo post, amei a história e a idéia! Vou escrever para o Enzo também.
    Dú, obrigada pelo comentário sobre a escola, minhas duas opções são a Vida Viva e o Colégio que também foi a minha escola.
    Vou fazer uma visita nas duas.
    Nesse momento de tantas mudanças acabo hesitando nas escolhas porque tenho medo de complicar ainda mais a vida dos pequenos.
    Obrigada por me lembrar da capacidade de adaptação que eles têm e assim fazer as coisas mais fáceis.

    ResponderExcluir
  2. Ahh Melina eh uma criatura linda, e foi pelo post seu no blog dela que cai aqui.
    Vejo que fui presenteada - mesmo a distancia - com pessoas magicas a minha volta e isso aquece meu coracao.
    Voce tb me inspirou para escrever cartinhas a minha pequena. Familia muito bonita a sua ( de sentir, entre hestorias).

    ResponderExcluir
  3. Ai que cê me deu um susto e me encheu de lágrimas! Eu aqui com os dois no colo passei para dar uma olhadinha no seu blog (que descobri por acaso e nem lembro como) e dei de cara com esse texto lindo! Seus pestes, onde andam? Ainda estou esperando um telefonema para contarem a novidade!!! Estamos com muita saudade. Onde estarão no feriado de 12 de outubro? Nós temos a semana inteira livre.
    beijo
    Moni

    ResponderExcluir