domingo, 12 de setembro de 2010

Ouro Preto para crianças

Como suspeitávamos, Ouro Preto é uma cidade difícil para se visitar com crianças. Um tanto porque quando foi construída (Vila Rica), há mais de três séculos, criança não era gente. Outro tanto porque ainda hoje existem limitações naturais e históricas que impossibilitam adaptações nas ruas e nos casarios da cidade capazes de facilitar o deslocamento de qualquer pessoa com mobilidade reduzida (de cadeirante a gente acima do peso, como eu).
Por isso, "Ouro Preto para crianças" só mesmo no colo e as costas dos pais.

A gente se cansou bastante, mas foi uma delícia; sobretudo o passeio de Maria Fumaça até Mariana (eles são obrigados a ficar quietinhos por 50 minutos).
Eles adoraram o Museu da Inconfidência, principalmente depois de eu ter contado com detalhes a execução da sentença de morte de Tirandentes (pela primeira vez me valeu a leitura do livro a Devassa da devassa de Maxwell, o único que li no Doutorado) e também a senzala da Casa dos Contos onde se pode ver toda sorte de equipamentos de tortura utilizados para controlar os escravos. Ficaram maravilhados com tanto terror.
O ponto alto da viagem, é sério, foi o passeio à Mina de Ouro de Passagem Mariana. Descemos a 120 metros de profundidade num desses carrinhos (troller) de mineração sobre trilhos em petição de miséria.
Esta é uma foto num dos muitos momentos de exaustão:


Bom, além da viagem a Ouro Preto ter sido uma grande aventura, a maior vantagem é que agora papai e mamãe finalmente se sentem seguros e preparados para levar os meninos pra passear até em Bagdá. Os iraquianos é que se cuidem!

Um comentário:

  1. Adorei. Muito inteligentes as dicas. Vou pra la com minhas dus filhas de 7 e 9 anos. Espero que curtam muito. Valeu a dica da Maria Fumaca.

    ResponderExcluir